top of page

Sobre a Metodologia da Problematização

  • Foto do escritor: maescafepedagogico
    maescafepedagogico
  • 27 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 30 de set. de 2018

A metodologia por problematização tem como referência o Arco de Maguerez.

A "metodologia do arco" foi criada pelo francês Charles Maguerez, em 1970, quando integrou adultos emigrantes africanos que foram para França trabalhar na agricultura e na indústria.

Com o objetivo de iniciar os alunos africanos nos conteúdos específicos do trabalho, da língua e da cultura do novo país, Maguerez precisou utilizar um novo método, pois viu-se que aulas expositivas não teriam resultados, pois os emigrantes não compreenderiam a língua francesa e métodos de pesquisas também seriam impossíveis pois os alunos eram analfabetos impossibilitando a metodologia de pesquisa através de leitura e escrita.

Charles Maguerez não podendo utilizar a metodologia de transmissão de conhecimentos ou de pesquisa de saberes científicos, pensou em substituir estes métodos por outros, baseados no pensamento crítico e criativo dos alunos, no conhecimento prévio e na sua experiência de vida.

Organizou por isso uma metodologia baseada na resolução de problemas, voltadas não para o “saber”, mas para o “saber fazer”, partindo da observação das necessidades da realidade para uma discussão tendo em consideração, não os conhecimentos, mas a experiência de cada um, para se chegar à criação da solução do problema naquela realidade observada.

Este método foi chamado como “metodologia do arco” porque as suas cinco etapas começam e terminam na realidade.

Da realidade os alunos observam o problema, refletem e estudam e retornam levando uma resposta baseada nesses estudos e analises, objetivando a transformação do ambiente em que se observou o problema.

Do meio observam o problema e para o meio levarão uma resposta de seus estudos, visando transforma-lo em algum grau. (BERBEL 1996, p. 8 -9)

 
 
 

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page